top of page

DIA MUNDIAL DAS LEGUMINOSAS | A importância da alimentação para um mundo sustentável




Sabia que dia 10 de fevereiro foi marcado pela ONU como Dia Internacional das Leguminosas? O objetivo é conscientizar sobre a importância desses grãos para a segurança alimentar e nutricional global. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2016, em reconhecimento aos benefícios das leguminosas não apenas para a saúde humana, mas também para a sustentabilidade ambiental. As leguminosas, por serem capazes de fixar nitrogênio no solo, ajudam a melhorar a qualidade do solo e reduzem a necessidade de fertilizantes químicos, contribuindo para práticas agrícolas mais ecológicas.

  O tema deste ano nas discussões acerca da temática destacará o papel vital das leguminosas na promoção da diversidade – tanto acima quanto abaixo do solo.


"Quando integramos leguminosas em nossas dietas e sistemas agroalimentares, desbloqueamos um futuro mais sustentável, nutritivo e equitativo", segundo a ONU

As leguminosas são especialmente conhecidas por sua alta concentração de proteínas vegetais, tornando-se uma excelente alternativa na obtenção de macronutrientes essenciais em uma alimentação variada. Elas fornecem aminoácidos essenciais, fundamentais para o crescimento e reparação dos tecidos corporais, além de possuírem baixo teor de gordura. Também são fontes ricas em fibras, que ajudam na digestão e no controle do colesterol, além de promoverem sensação de saciedade.

Seja a lentilha, grão-de-bico, feijão, ervilha ou a soja, são alimentos carregados de vitaminas e minerais, como ferro, zinco, potássio e ácido fólico, substâncias que desempenham papéis vitais no bom funcionamento do organismo. O consumo regular de leguminosas pode ainda ajudar a prevenir doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, devido ao seu efeito positivo na regulação do açúcar no sangue e na saúde do coração.

Portanto, celebrar o 10 de fevereiro é uma forma de reconhecer o papel crucial das leguminosas na construção de uma alimentação mais saudável, sustentável e acessível. Ao incluir essas fontes de proteína vegetal em nossa dieta, estamos promovendo uma alimentação mais equilibrada e favorecendo um futuro mais verde e saudável para o nosso planeta.


Como preparar leguminosas? Recomenda-se deixar os grãos de molho, antes do cozimento na pressão, de 8 à 24 horas, trocando a água mais de uma vez durante o processo. Isso acelera o tempo de cozimento, já que absorvem água e amolecem, além de não só economizar gás ou energia elétrica, como também preservar mais nutrientes, evitando que se percam durante o cozimento prolongado.

Outro fator importante, é que leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha contêm compostos antinutricionais, como fitatos e lectinas, que podem ser neutralizados com o demolho, auxiliando na absorção dos nutrientes pelo nosso organismo, como o ferro e o cálcio. O processo também ajuda na diluição da rafinose, um carboidrato fermentável responsável pela produção de gases no sistema digestivo. Durante o processo de imersão, parte dessa substância se dissolve na água e é descartada ao trocar o líquido.


Que tal celebrar essa data tão importante de conscientização sobre alimentação e sustentabilidade, cozinhando leguminosas das formas mais deliciosas possíveis?



 

HAMBURGUINHO DE SOJA

Mais uma ideia de receitinha versátil para acompanhar saladas, sopas, legumes assados, levar de lanchinho, ser aperitivo... Muuuito prático! E essa receita rende 18 hamburguinhos, ou seja, perfeito para congelar e ter sempre à mão!







 

CROQUETE DE ERVILHA FRESCA

Um salgadinho pra ninguém botar defeito!!! Que delícia, você vai ter que se controlar pra não comer aos montes essa delícia!! Já anota aí essa receita pra quando for receber os amigos ou até mesmo para levar de lanchinho!







 

ESCONDIDINHO DE LENTILHA E CEBOLA

Um escondidinho diferente, leve e delicioso! A massa é com batata e couve-flor e o recheio de lentilha com cebola fica incrivelmente saboroso!

Já coloca as lentilhas pra demolhar aí pra fazer amanhã que você vai nos agradecer e pra isso, não esquece de marcar a gente que vamos amar ver!






 

MOLHO DOURADO CREMOSO

Esse molho dourado tem como base um ingrediente que faz um sucesso danado por aqui sempre que a gente posta: o grão-de-bico! E tá vendo como ele fica lisinho e super cremoso? Obviamente, graças ao Tahine Pitada Natural e Melado Pitada Natural. Assim que você experimentar essa dupla, vocês vão entender quão perfeitos são um para o outro!








 

VEJA TAMBÉM


Confira nosso canal no Youtube Pitada Natural e acesse muitos outros vídeos para você se inspirar.


Não perca as atualizações no Instagram @pitadanatural


Acompanhe nossas páginas e esteja por dentro de todas as novidades e conteúdos produzidos com muito carinho e especialmente para vocês!

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Unboxing-6.jpg

Bora cozinhar?

Compre suas Pitadas pelo nosso site e receba em casa, em todo Brasil, com FRETE GRÁTIS a partir de R$99!

bottom of page