top of page

Descubra os Segredos da Culinária Ayurvédica no Inverno e Aumente seu Bem-Estar!

No inverno, quando as temperaturas caem e os dias são mais frios, nosso corpo precisa de cuidados especiais para se manter saudável e equilibrado. A culinária ayurvédica, um sistema tradicional de medicina indiana, oferece orientações valiosas para uma alimentação adequada durante essa estação. A seguir, exploraremos práticas alimentares no inverno com base nos princípios da Ayurveda, para que você possa se nutrir com sabedoria e promover seu bem-estar físico e mental.


Foto: reprodução (Pinterest/ thedailynutco)

Para quem não conhece, a culinária Ayurvédica é um sistema de alimentação milenar proveniente da Índia, que busca o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente por meio da nutrição. No caso, ela reforça algo que sempre falamos: alimentação não deve ser entendida como combustivel para um corpo produtivo, mas, na realidade, como o elemento central da vida, saúde, auto cuidado e bem-estar.


SOBRE A FILOSOFIA AYURVEDA

A Ayurveda parte da noção de que o ser humano é uma parte de algo maior, do universo. O corpo é formado pelos mesmos elementos que conformam tudo ao nosso redor, a medida que nós somos movidos pelas mesmas forças que movem os oceanos, ventos, estrelas e os planetas.

A introdução da luz artificial, transporte global de alimentos e o consumo de comida processada fizeram com que os indivíduos acabassem se distanciando destes ritmos da naturaze que, de acordo com Ayurveda, guiam a vida de maneira geral.


Então, se as pessoas passam a agir com ritmos diferentes aos do universo, seguindo um ritmo interior desconectado e até mesmo conflitante, o organismo fica desorientado, sentindo-se exausto, indigesto e, aos poucos, vai adoencendo.





Agora, vamos entender alguns pontos que julgamos ser essenciais:


A DIGESTÃO

Ao ingerirmos um alimento, criamos o momento no qual o macrocosmo (universo, o todo) conecta-se com o microcosmo (nós, seres humanos). Introduzimos, assimilamos, absorvemos os nutrientes do alimentos provenientes das dádivas generosas da natureza em nosso organismo, incorporando-os em nossa própria estrutura, unindo nosso corpo ao mundo exterior.


O CORPO HUMANO

No Ayurveda, o corpo humano fundamenta-se sobre os cinco elementos: espaço, ar, fogo, água e terra criando, então, o movimento, transformação e a coesão, compostos que guiam as funções e as energias corporais. Quando os compostos estão equilibrados, a pessoa é saudável e feliz.


Então, basicamente, compreende-se que estamos o tempo todo lidando com pesos e contrapesos, em busca do equilíbrio entre o indivíduo e o mundo que o rodeia. Cada estação possui suas particularidades, e, como estamos no inverno, situaremos a seguir quais são as práticas indicadas de acordo com os saberes do Ayurveda.


INVERNO

Esta estação é entendida pelas características: fresca, seca, leve, áspera, dura, límpida e móvel, portanto, no Ayuveda, seus opostos são: quente, úmida/oleosa, pesada, suave, turva/densa e estável.

No clima frio, o fogo digestivo se concentra e faz com que o organismo esteja em seu melhor momento para digerir e metaboliozar receitas e alimentos de inverno. Recomenda-se a introdução das sequintes qualidades na alimentação e estilo de vida durante o inverno: quente, úmida, estabilizante e suave. Procure reduzir qualidades fria, seca, errática e dura. Caso haja desequilíbrios na alimentação, poderão ocorrer os seguintes sintomas: prisão de ventre, pele seca, articulações estalando, ganho de peso, letargia e tristeza, além das estremidades frias.


ALIMENTOS

De acordo com o Ayurveda, dê preferencia para alimentos cozidos e ricos em proteínas, por exemplo, as sopas e ensopados. Também, busque os seguintes alimentos:

  • Legumes ricos em amido, como batata doce, legumes de raiz e abóboras; verduras de climas frio, exemplo algas, cou-crespa e manteiga e acelga

  • Especiarias caloríficas, como a canela, gengibre, pimenta do reino, melado, cominho e sal

- Esse é o sinal que você precisa para adquirir os melhores temperos do mundo para

passar o inverno. Que tal experimentar o Doce Alemã, nosso tempero doce feito com

Canela, Gengibre, Pimenta-da-Jamaica, Noz-moscada e Maçã desidratada? É

perfeito para receitas doces e bebidas quentes. Vai bem com café, chocolate quente e

para fazer um leite temperado dos deuses.

Também temos uma opção salgada ideal, o Tio do Churrasco. Esse tempero leva em

sua composição Pimenta-do-Reino, Canela, Cominho, Noz-Moscada, Coentro, Páprica

defumada, entre outras especiarias perfeitas para o clima frio. E claro, impossível não

falar do Indiana, que dispensa qualquer explicação! A combinação entre Cominho,

Pimenta-do-Reino, Gengibre, Coentro, louro, entre outros ingredientes, irá equilibrar

até seus ancestrais.

  • Leite de vaca ou cabra, Leite de amêndoas, morno e temperado com especiarias, iogurte

  • Sementes e frutos secos, mateigas vegetais

  • Óleos ricos em gordura, como o ghee e o óleo de gergelim

  • Grãos, como arroz integral e aveia, cozidos com água

  • Frutas doces ou pesadas e aquosas, como banana, manga, mamão, laranja

  • Proteínas como lentilhas, feijões de grão pequeno, tofu e ovos.


Após essa leitura, tenho certeza que vai querer conferir a nossa série de sopas para aproveitar o melhor que esse friozinho tem a oferecer. Toda semana tem receita nova no instagram @pitadanatural, uma mais deliciosa que a outra, então, corre conferir e já salva para fazer depois. Aliás, não esquece de conferir quais são os alimentos do mês de julho para já entrar no ritmo da estação!



 

VEJA TAMBÉM


Confira nosso canal no Youtube Pitada Natural e acesse muitos outros vídeos para você se inspirar.


Não perca as atualizações no Instagram @pitadanatural.


Acompanhe nossas páginas e esteja por dentro de todas as novidades e conteúdos produzidos com muito carinho e especialmente para vocês.

kit-temperos-quadrado.jpg

Bora fazer?

Compre suas Pitadas pelo nosso site e receba em casa, em todo Brasil, com FRETE GRÁTIS a partir de R$99!

bottom of page