top of page

COPA DO MUNDO com Pitada Natural | Peixinho and Chips e as PANC's


A vez de jogar é da Inglaterra e para esse post separamos uma receita do Reino Unido, o Fish and Chips, com um elemento pouco convencional. Este prato surgiu em meados do século XIX, no Reino Unido, e nada mais é do que peixe empanado e frito acompanhado de batatas fritas, sem mistério e uma delícia. Dizem que o segredo da preparação está em banhar o peixe na cerveja antes de fritar, dando uma crocância extra. Essa união se tornou o prato nacional inglês, cujo consumo se dava majoritariamente entre a classe operária, afinal, se trata de um prato popular, ou seja, barato e rápido. Porém, foi somente no contexto das duas grandes guerras que o Fish and Chips se popularizou, tornando-se essa grande referência de comida inglesa. E detalhe: a comida não era empratada, mas enrolada em um pedaço de jornal.



No caso, nós trouxemos um Fish and Chips abrasileirado, então no lugar do Fish vamos usar... PEIXINHO DA HORTA! E aí, conta para gente, você conhece essa PANC?



E é obvio que a Pitada trouxe uma receita com PANC inspirada no prato tradicional inglês: Fish and Chips, porém, substituímos o peixe pela PANC Peixinho-da-horta. E se você não conhecia, precisa conhecê-la! Nativa da região do Cáucaso, ela tem esse apelido porque o gosto e a textura são muiiito semelhantes a de peixe, sério, é muito mesmo. Também conhecida como Lambarizinho, é uma rica fonte de fibras, antioxidantes, minerais, ferro e potássio e, além disso tudo, muitos consideram ser uma planta medicinal devido suas propriedades expectorantes. Incrível, não é? Para cultivar em casa não tem dificuldade, elas gostam de clima ameno, então, nada de deixar naquele sol de rachar, daí é só intercalar os dias que rega e pronto: depois de 60 dias já dá para pescar colher seu peixinho.


Versão PANC: Peixinho and Chips!

Então, se está querendo melhorar sua alimentação e não aguenta mais comer alface, as PANCs são super indicadas pelo seu elevado teor nutricional.


Muitas vezes, um grande entrave para a melhoria da alimentação é a ideia de que comidas saudáveis e naturais não são tão saborosas e isso é totalmente distorcido. Sabendo como combinar os alimentos, possuindo um cardápio diverso e o principal, temperando bem, alimentos naturais adquirem um potencial gigantesco. São conhecidas mais de 400 mil espécies de plantas, porém, ficamos reclusos a apenas 300 espécies alimentícias. Uma curiosidade: o hibisco é uma espécie de PANC bem conhecida e uma verdadeira delícia, então, já dá para perceber o quanto estamos perdendo ao negligenciar esse mundo de plantas alimentícias não convencionais, não é?


Mas essas plantas são difíceis de achar e cultivar, por isso que acabamos sempre consumindo as mesmos legumes, verduras e hortaliças que temos acesso? A resposta é não. As PANCs são muitas vezes consideradas matos ou ervas daninhas pela característica ruderais e silvestres, ou seja, elas são extremamente acessíveis e de fácil cultivo, literalmente crescem em toda parte. Essas plantas, no final das contas, são um triste exemplo de esquecimento que marca o modelo de agricultura extensiva que mantém sempre a produção das mesmas espécies.


E onde achar essas belezuras para comprar? Em pequenas comunidades agrícolas e em mercados de agricultores familiares, além dos CEASAs.



Quer conhecer mais o sabor dessa maravilha? Então segue a receita:


PEIXINHO AND CHIPS

Um ótimo substituto pra quem não come peixe. O peixinho tem a textura perfeita pra isso.

Fica bem temperadinho e crocante, e por dentro a folha é macia.

 

VEJA TAMBÉM


Confira nosso canal no Youtube Pitada Natural e acesse muitos outros vídeos para você se inspirar.


Não perca as atualizações no Instagram @pitadanatural.


Acompanhe nossas páginas e esteja por dentro de todas as novidades e conteúdos produzidos com muito carinho e especialmente para vocês.

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
kit-temperos-quadrado.jpg

Bora fazer?

Compre suas Pitadas pelo nosso site e receba em casa, em todo Brasil, com FRETE GRÁTIS a partir de R$99!

bottom of page