top of page

FELIZ DIA DAS MULHERES | Mulheres e a Cozinha

O dia 8 de Março é internacionalmente comemorado como o Dia da Mulher e, devido a sua importância, vamos falar um pouco sobre o tema neste post. Muito mais do que um dia para dar flores e chocolates para as mulheres amadas, o dia 08/03 é um marco para o reconhecimento da luta e avanços dos direitos das mulheres. Isso não quer dizer que não queremos docinhos, por favor, o mínimo que pedimos neste dia é um bombom, quem sabe também algum presente e, se não for pedir muito, mais reconhecimento, igualdade e o fim da violência de gênero.



Hoje é um dia que, mesmo apesar da necessidade de avanços, devemos também lembrar as conquistas. A existência de representatividade é muito importante para inspirar mulheres a ocuparem lugares antes destinados somente aos homens, conquistando progressivamente poder e espaço.


As que vieram antes foram sementes para nossa jornada e suas lutas abriram diversas portas para todas nós. Então, antes de mais nada, vamos relembrar alguns nomes emblemáticos: Rosa Parks, mulher negra que se recusou a levantar do lugar no ônibus para cedê-lo a uma pessoa branca nos Estados Unidos segregacionista; Malala Yousofzai, mulher paquistanesa que quase perdeu a vida lutando contra o Talibã e pelo direito de mulheres estudarem; Marsha P. Johnson, norte-americana que lutou pelo fim da violência policial contra pessoas LGBTQIA+, tornando-se inspiração e referência para mulheres trans em todo o mundo e Lélia Gonzalez, mulher negra, intelectual, pesquisadora e militante brasileira.


Um ambiente simbólico para as mulheres é a cozinha. Durante muito tempo nos foi imposto uma vida reduzida à maternidade e aos cuidados da casa e, através de muita luta, o poder de escolha aconteceu. Mais do que nunca, hoje muitas mulheres podem escolher a vida que querem ter, se querem ser mães e donas de casa, uma função extremamente relevante, maravilhosa e também fatigante, ou, se querem pertencer ao meio acadêmico e ao mercado de trabalho, um terreno nada fácil e, na maioria das vezes, muito mais difícil só por ser mulher, e claro, com seus encantos.



Durante séculos ouvimos que lugar de mulher é na cozinha, porém, quando queremos cozinhar profissionalmente, o que acontece? A posição feminina nesse espaço é inferiorizada e transpassada pelo machismo. Existe uma forte resistência dentro das cozinhas profissionais devido argumentos como "homens são chefs, mulheres cozinheiras” ou “homens são mais rigorosos e atentos”, tornando mulheres que sempre foram protagonistas na área, meras coadjuvantes, numa falha tentativa de explicar a pouca atuação feminina nesse ambiente. Isto é, ainda permanece a noção de que as mulheres pertencem à esfera doméstica e os homens à esfera pública. Apesar dos progressos e da conquista de cargos pelas mulheres nos espaços gastronômicos, poucas ascendem à posição de chef e, de acordo com o site Chef's Pencil, apenas 6,04% dos restaurantes Michelin premiados são comandados por mulheres.


No ocidente, a cozinha e a culinária são produtos históricos femininos. Comida só é comida porque existe memória e cultura por trás, sendo tais categorias produzidas por mulheres majoritariamente. Então, por ser um espaço secularmente destinado a mulheres e interesse das mulheres, tudo que sabemos sobre o tema se dá através da perspectiva feminina. Comida é uma herança cultural das nossas ancestrais e carrega consigo muita história e conhecimento. Uma prova? Certeza que na gaveta da sua casa tem um livrinho cheio de receitas em páginas amareladas dado pela sua mãe, ou avó, até mesmo bisavó. Por isso, esse dia é particularmente especial para a Pitada Natural! Somos aliadas no dia a dia de centenas de mulheres, contribuindo na produção de memória através da comida, oferecendo ferramentas para cultuar essa prática de forma prática, saborosa e saudável, sem esquecer do indispensável: carinho, aconchego e amor.


Então, nesse dia super especial para homenagear as mulheres, vamos lembrar que lugar de mulher é na cozinha, sim, como chef! E onde mais ela quiser. Comida é uma linguagem que as mulheres dominam, então, vamos aprimorá-la, conservá-la e devorá-la.


A PITADA NATURAL DESEJA UM FELIZ DIA DAS MULHERES.

 

VEJA TAMBÉM


Confira nosso canal no Youtube Pitada Natural e acesse muitos outros vídeos para você se inspirar.


Não perca as atualizações no Instagram @pitadanatural.


Acompanhe nossas páginas e esteja por dentro de todas as novidades e conteúdos produzidos com muito carinho e especialmente para vocês.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
kit-temperos-quadrado.jpg

Bora fazer?

Compre suas Pitadas pelo nosso site e receba em casa, em todo Brasil, com FRETE GRÁTIS a partir de R$99!

bottom of page