QUANDO O CALOR SE VAI | O que o outono muda em nosso corpo, metabolismo e alimentação
- mariana48908
- 15 de abr.
- 4 min de leitura

🎶🎵 São as águas de março fechando o verão, É a promessa de vida no teu coração 🎶🎵
A Elis já mandou avisar: adeus ao verão 🌞🥝 🌴e seja bem vindo, Outono 🍁🍂🍇! É momento de transformação, o ar começa a mudar, as manhãs ficam mais frescas, os dias mais curtos, e, aos poucos, sentimos nosso corpo se ajustar a essa nova fase do ano. Essa transição vai muito além do que se vê nas folhas que caem das árvores: o metabolismo, a alimentação e até os nossos hábitos diários entram em transformação.
Durante o verão, o calor intenso estimula uma alimentação mais leve, rica em frutas, vegetais frescos e líquidos. A sede é mais frequente, o apetite tende a ser menor e, com dias mais longos e ensolarados, as atividades físicas ao ar livre ganham espaço na rotina. Tudo isso contribui para um funcionamento mais dinâmico do organismo e um maior gasto calórico.
Com a chegada do outono, no entanto, o cenário muda. À medida que as temperaturas caem, o corpo humano começa a se preparar para o frio. O metabolismo basal — que representa a quantidade de energia gasta em repouso para manter funções vitais — começa a se ajustar. Embora o frio mais intenso ainda esteja por vir, já há um leve aumento na demanda energética, o que pode provocar uma discreta elevação no apetite.
Essa mudança metabólica é acompanhada de alterações no comportamento alimentar. É comum o surgimento de desejos por alimentos mais quentes, encorpados e reconfortantes, como sopas, cremes e preparos com mais textura. É nesse momento que ingredientes naturais e versáteis fazem toda a diferença — como a linha de temperos da Pitada Natural, que transforma preparações simples em refeições cheias de sabor e afeto.
Se durante o verão nossas saladas brilharam (como mostramos na Série de Saladas aqui do blog), o outono nos convida a revisitar as receitas de sopas da nossa Série de Jantares Completos — quem se lembra do clássico creme de abóbora com cúrcuma e a sopa rústica de legumes.
Além disso, o clima mais ameno muitas vezes reduz a nossa sede, e isso pode levar à desidratação silenciosa. No outono, manter a ingestão de líquidos ajuda a manter o equilíbrio e nada melhor do que uma sopa para resolver todos os nossos problemas: garante nossa hidratação, fornece uma refeição completa rica em nutrientes para nos deixar dispostos até nos dias mais preguiçosos e é super aconchegante!
Outro cuidado importante é manter uma rotina alimentar que sustente a energia ao longo do dia. Os cafés da manhã nutritivos, continuam sendo essenciais. Panquecas com aveia e banana, bowls com frutas da estação e granola, ou até um pão de fermentação natural com pasta de amendoim e uma pitada de Canela Pitada Natural são ótimos exemplos de refeições acolhedoras e energéticas.

Nos lanches intermediários — tema da nossa Série de Sanduíches Naturais — o outono abre espaço para receitas mais densas e criativas. Além dos sanduíches naturais, que tal cookies caseiros com castanhas, muffins integrais, ou um iogurte com mel e Cacau em Pó e Cacau Nibs Pitada Natural podem ser aliados perfeitos para manter o corpo nutrido sem exageros.
A redução da exposição solar também merece atenção: nesse período, fortalecer a imunidade com alimentos ricos em antioxidantes e especiarias anti-inflamatórias é uma estratégia poderosa. Quem achou que nossos temperos só serviam para elevar o sabor dos pratos se equivocou! Nossos temperos são super funcionais e aliados nesse processo, com combinações como o Mix Oriental (com Cúrcuma, Páprica e a noz-moscada presente em um dos nossos queridinhos, a Pitada da Vovó) que combina perfeitamente com pratos quentes e cremosos.
E não para nas receitas salgadas, mas a Pitada é perfeita para doces também! Formada por ingredientes como canela, noz moscada, gengibre e maçã, a Doce Alemã é aquele item indispensável da dispensa durante o Outono. Então vai aquela dica de amiga: quem ainda não fez aquela Banana Caramelizada na Air Fryer e temperada com Doce Alemã, não sabe o que está perdendo.
O outono é, portanto, uma estação de transição — tanto para a natureza quanto para o nosso corpo. É um momento propício para repensar hábitos, ajustar a alimentação, manter o movimento e cuidar da saúde de forma preventiva. Se o verão foi sobre energia e leveza, o outono nos convida à introspecção, ao equilíbrio e à preparação para o inverno.
Aproveite essa nova estação para acolher as mudanças, escutar os sinais do seu corpo e manter-se nutrido com o que há de melhor — por dentro e por fora. E se você precisar de inspiração para essa jornada, o Blog Pitada Natural está repleto de ideias que respeitam o tempo das estações e o ritmo da vida!
VEJA TAMBÉM
Confira nosso canal no Youtube Pitada Natural e acesse muitos outros vídeos para você se inspirar.
Não perca as atualizações no Instagram @pitadanatural
Acompanhe nossas páginas e esteja por dentro de todas as novidades e conteúdos produzidos com muito carinho e especialmente para vocês.
Comments