top of page

COPA DO MUNDO com Pitada Natural | Culinária mexicana e três receitas usando Mexicano Pitada Natural



Sim, finalmente vamos falar da culinária mexicana, declarada pelo censo Pitada Natural de 2022 como uma das mais saborosas e irresistíveis do mundo. Então, conta para a gente nos comentários: com quantos anos descobriu que o aquele salgadinho laranja fluorescente de nachos que a gente compra no mercado não faz parte da culinária tradicional mexicana?



A culinária mexicana é maravilhosa, a começar pela sua história. O atual território do México, no passado, foi lar de uma das maiores civilizações Pré-Colombianas, o Império Asteca. Ademais, o sistema agrícola desses povos é referência até hoje, então imaginem a carga simbólica que os alimentos possuem nessa região. Isso, mais a influência espanhola resultante da colonização e das transformações sociais ao longo dos séculos, criou a magnífica culinária mexicana. Se existem duas palavras que podemos descrevê-la são: sabor e picância.


Justamente por isso ela foi declarada pela Unesco Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. Isso pois, como falamos, suas raízes são milenares, sendo a agricultura e técnicas culinárias presentes até hoje na base do sistema alimentar mexicano por meio do feijão, milho, pimenta, tomate, abacate, cacau, entre outros.


Pasmem, mas sim, o cacau não tem origem belga, mas indígena da América Central. Não só o cacau, mas outros alimentos sofreram esse processo de redefinição das origens na colonização, falamos um pouquinho disso nesse post aqui.


Infelizmente, devido o plantio extensivo e as práticas de monocultura, a diversidade alimentar foi reduzida para menos da metade graças a seleção genética, nos restando uma espécie de cada. Imagina se fosse diferente? Nós teríamos acesso aos diferentes milhos, com diferentes sabores, cores, texturas, cada um representando séculos de memória e desenvolvimento de saberes de cultivo, além da história de uma das maiores civilizações que esse planeta Terra já presenciou.



Como sempre batemos na tecla, a cultura alimentar de um país é super diversa e varia de região para região, mas selecionamos receitinhas tradicionais pouco convencionais para vocês conhecerem um pouco mais desse universo. Em primeiro lugar, há o Mole, um molho cuja base são pimentas e chocolate, acompanhando na maioria das vezes carne de peru, também temos Cochinita pibil, carne de porco marinada em uma espécie de colorau, laranjas e enrolado em folha de banana e Tamales, massa de milho recheada com carnes ou legumes.



Não podemos esquecer as Tortilhas de milho, muito usadas para enrolar os Burritos, cujo recheio pode variar de queijo, feijão, chilli, carne, etc. Os Nachos, também super conhecidos, são tortilhas crocantes usados acompanhando molhos, como por exemplo o Chilli e a Guacamole, molho de abacate, algumas verduras e limão. Por fim, há os Tacos, tortilhas com recheio de carnes. Esses últimos pratos são mais populares pois são largamentes reproduzidos em franquias de restaurantes ao redor do mundo, porém, os sabores do México e de modo geral, toda sua culinária, são muito mais expressivos.




 

TEMPERO MEXICANO


Já deu para ver que a culinária mexicana é incrível, não é? Então você precisa conhecer nosso tempero Mexicano. Se você é fã de picância, vai adorar nossa Pitada muuyyy caliente.

Inspirada na deliciosa culinária Mexicana, famosa por seus pratos picantes, este tempero, o mais apimentado da família, oferece muito mais do que apenas ardência. Desfrute da saborosa Pimenta Chilli, que além de benefícios à saúde tem também poderes afrodisíacos. Arriba!!



E NÃO PARA POR AÍ. Veja essas três receitas usando nossa Pitada para se inspirar, sério, ficam uma delícia


 

GUACAMOLE


Provar guacamole é um caminho sem volta! Oooo delícia! Se puder fazer com o abacate tipo Hass, o avocado, fica melhor, mais cremoso, deixa a receita como os mexicanos adorariam: cremosa e deliciosa! Mas, se não tiver, faz com o abacate que encontrar, vai ser bom também! Só não deixe de provar esta delícia!


A Pitada obrigatória para essa receita é, claro, o Mexicano. Não, não é possível fazer sem ele, haha!



 

NACHOS SAUDÁVEIS

Já aprendeu a fazer a melhor guacamole da vida? Agora faça esses nachos saudáveis e muito lindos para pegar um montão de guacamole direto do pote!

Ficam muito crocantes e precisa de poucos ingredientes. E pra deixar lindos, corte em triângulos, pois faz toda a diferença!



 

FEIJÃO COM MEXICANO



Simmm, como dissemos, o feijão é um dos ingredientes tradicionais do México! É por isso que o nosso MEXICANO combina perfeitamente com feijão! Combinado com nosso Sal com Alho, não precisa de mais nada, já provou essa combinação?

 

VEJA TAMBÉM


Confira nosso canal no Youtube Pitada Natural e acesse muitos outros vídeos para você se inspirar.


Não perca as atualizações no Instagram @pitadanatural.


Acompanhe nossas páginas e esteja por dentro de todas as novidades e conteúdos produzidos com muito carinho e especialmente para vocês.

1 kommentar

Bedømt til 0 ud af 5 stjerner.
Ingen bedømmelser endnu

Tilføj en rating

Parabéns pelo excelente trabalho Pitada Natural!

Synes godt om
kit-temperos-quadrado.jpg

Bora fazer?

Compre suas Pitadas pelo nosso site e receba em casa, em todo Brasil, com FRETE GRÁTIS a partir de R$99!

bottom of page