COPA DO MUNDO com Pitada Natural | Culinária espanhola e os diferentes tipos de azeites
Hoje vamos falar sobre a maravilhosa culinária mediterrânea. A Espanha tem comidas típicas extremamente saborosas, diversas e mega saudáveis, sendo os peixes e frutos do mar centrais na culinária local devido sua localização litorânea, mas também há a forte presença das carnes e embutidos, bem como dos vegetais em diferentes combinações e receitas. Não podemos esquecer o lugar especial que o azeite ocupa nisso tudo, e, na realidade, nem conseguiríamos, afinal, a Espanha é a maior produtora do afamado ouro líquido.
A comida típica espanhola é resultado de uma longa construção com influências de diversos povos, como os romanos, gregos, mouros e os árabes, de quem o azeite (originalmente chamado de Az-zait, termo para "suco de uva") provém.
Cabe ressaltar que a cultura alimentar varia entre as regiões do país, afinal, o território Espanhol é constituído por diferentes nacionalidades e territórios separatistas, como Navarra, País Basco, Catalunha, Galícia e Valença, cada um com uma cultura específica. Mesmo assim, quando se pensa na Espanha, os seguintes pratos típicos não podem ser esquecidos: paella, prato a base de arroz e frutos do mar feito em uma frigideira e muito bem temperadinho, tendo destaque para a presença do açafrão; gazpacho, sopa fria muito consumida no verão; tortillas, prato feito com batatas e ovos e as tapas, excelentes aperitivos que geralmente acompanham bebidas alcoólicas. De qualquer forma, a estrela da culinária é o azeite.
Como a etimologia do seu nome aponta (Az-zait), ele não é originalmente europeu, mas sim árabe, mais especificamente do Oriente Médio, local onde hoje é o Iraque. Foram as civilizações antigas que levaram esse óleo para a Europa e de tão bem aclimatado e inserido no sistema alimentar, hoje quando pensamos em azeite, lembramos de países como Itália, Espanha e Portugal. Mas também não é por acaso, atualmente os responsáveis por quase toda a produção de azeite são os países mediterrâneos.
E você sabia que existem diferentes tipos de azeites? Pois é, e ele é capaz de mudar toda a composição e sabor do seu prato, então se trata de uma informação valiosa! Aqui vamos eleger os tipos de azeites:
Primeiramente, todos os tipos de azeite possuem como matéria-prima a azeitona. A diferença de cada um reside no grau de acidez, então, quanto mais etapas de refinamento, menor o índice de acidez do óleo e, concomitantemente, maior sua qualidade. Azeite de oliva extra virgem caracteriza-se pela extração com maior qualidade, na qual só possuem azeitonas em bons estados e acidez até 1%. Já o Azeite de oliva virgem, a acidez próxima aos 2% e possui sabor menos acentuado. São inúmeros os benefícios de uma dieta consumindo azeite de oliva. O óleo é rico em substâncias antioxidantes, ferro, cálcio, magnésio, potássio, ômega 9 e vitaminas E, K e A.
Não para por aí, claro que a Pitada Natural é fã da culinária espanhola e separou aqui algumas receitas para te inspirar:
GAZPACHO VERDE
Quem disse que não pode sopa no verão? Melhor ainda se não for quente e for refrescante e nutritiva! No calor que está fazendo, fala se essa não é uma opção perfeita para um jantar leve?
e se preferir, temos a versão Gazpacho de melancia e tomates
CROQUETE DE PALMITO
Receita levinha e sem fritura de croquete que vai muito bem como tapas espanholas.
TORTILLA DE BATATA
Quer explorar a culinária espanhola e não sabe por onde começar? Essa receita aqui é a resposta. Um dos pratos mais clássicos e tradicionais da Espanha, a tortilla de batatas vai te arrancar suspiros e tudo isso só com dois ingredientes: ovos e batata.
VEJA TAMBÉM
Confira nosso canal no Youtube Pitada Natural e acesse muitos outros vídeos para você se inspirar.
Não perca as atualizações no Instagram @pitadanatural.
Acompanhe nossas páginas e esteja por dentro de todas as novidades e conteúdos produzidos com muito carinho e especialmente para vocês.
Comentários