top of page

COPA DO MUNDO com Pitada Natural | Cozinha brasileira e descolonização do prato


Chegou mais um jogo do Brasil e com ele o sentimento de emoção e pertencimento ao ver nosso time em campo. O clima de celebração toma conta e não importa se você não sabe o que é um escanteio, ou comemorou o gol na hora do replay, o que importa é a energia positiva e a festa do Hexa.



Nosso Brasil é enorme e seu tecido social é constituído por diferentes influências culturais, aspecto que incide diretamente na configuração da culinária e alimentação da população. Dentro desse mosaico cultural que configura nossa dieta cotidiana, devemos ressaltar um grupo que não recebe o merecido destaque: os povos originários. A verdadeira família tradicional brasileira, ou seja, os milhares de grupos indígenas presentes no território brasileiro, são os responsáveis não só por muito dos hábitos alimentares da sociedade envolvente, mas também pela própria origem dos alimentos consumido. Sobre isso, não perca o post sobre culinária e colonização aqui no blog.



A relação entre indígenas, colonização e alimento é extremamente violenta, a começar pelo fato dos colonizadores usaram de técnicas indígenas, em particular as alimentares, para se fixarem no Brasil. A época colonial foi um momento de intensa troca cultural, expropriação e ressignificação dos alimentos, muitos destes trazidos de longe para serem plantados aqui, resultando no processo de imposição e substituição alimentar. Um grande exemplo é a Cana-de-açúcar, cuja origem remonta a Oceânia e foi introduzida no território a fim de colonizá-lo.



Por exemplo, a Manga, Jaca, Coqueiro, Açúcar, Canela e o Algodão são todos produtos trazidos de fora e que foram muito bem introduzidos no sistema cultural brasileiro, ao ponto da sua própria origem ser confusa. Os verdadeiros alimentos brasileiros, cultivados a partir de muita sabedoria indígena são, por exemplo: milho, batata doce, mandioca, abóbora, melancia, feijão e amendoim. Além disso, as suas espécies são inúmeras, havendo uma baita diversidade na cultura de um alimento sequer. Esse progressivo apagamento e substituição das origens dos alimentos foi mais uma ferramenta do aparato colonial, afinal, retirando as raízes de certo grupo, seu poder e controle sobre ele é mais efetivo.

Quem diria que o Tomate italiano não tem nada de italiano, e que a Batata inglesa de inglesa só tem o nome! Sabendo disso, o que você cresceu comendo e, lendo tudo que foi trazido aqui, o quanto é influência colonial?






Conhecer nossas origens e as origens dos nossos sistemas alimentares é fundamental para nos organizarmos e avançarmos como nação. O processo de descolonização do prato não é de um dia para o outro, mas conhecendo novos hábitos e alimentos, introduzindo-os aos poucos no dia a dia, já é um ótimo começo. Existe um universo inteiro de comidas que não temos acesso devido esse filtro colonial que nos tendência para os mesmos alimentos sempre.


Se está com dúvida de onde começar, qui separamos algumas receitas com ingredientes genuinamente brasileiros para fazer em casa:

 

PIPOCA DOCE DE PAÇOCA

Esse aqui é o combo milho + amendoim, além da criatividade característica do brasileiro. Pipoca de paçoca é a melhor escolha para uma sobremesa ou até mesmo um snack!



 

BATATA DOCE NA SANDUICHEIRA


Essa receita fica incrível e caso esteja se perguntando, fica macia sim!



 

CEVICHE DE PALMITO



Ceviche, que tradicionalmente é preparado com o peixe, mas que nada impede de criamos versões diferentes e com legumes no seu lugar. Dessa vez o palmito foi o protagonista, ainda mais com esse corte super fino em lâminas que deixa tudo ainda mais bonito na hora de servir.




 

BOLINHOS DE FEIJÃO


É praticamente todos os nutrientes em um bolinho perfeito! Fica crocantíssimo por fora e macio por dentro. Esse bolinho é uma carta na manga para quando tiver aquela sobra de feijão.



 

VEJA TAMBÉM


Confira nosso canal no Youtube Pitada Natural e acesse muitos outros vídeos para você se inspirar.


Não perca as atualizações no Instagram @pitadanatural.


Acompanhe nossas páginas e esteja por dentro de todas as novidades e conteúdos produzidos com muito carinho e especialmente para vocês.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
kit-temperos-quadrado.jpg

Bora fazer?

Compre suas Pitadas pelo nosso site e receba em casa, em todo Brasil, com FRETE GRÁTIS a partir de R$99!

bottom of page