top of page

A TRADIÇÃO DOS OVOS DE PÁSCOA






A tradição dos ovos de Páscoa remonta a antigas civilizações, muito antes do surgimento do cristianismo. Na verdade, o ovo sempre foi um símbolo de renovação e fertilidade, associado à chegada da primavera e ao renascimento da natureza após o inverno no hemisfério norte. Povos da Antiguidade, como os romanos, propagavam a ideia de que o Universo teria a sugestiva forma oval. Na Idade Média, houve quem acreditasse que o mundo teria surgido dentro da casca de um ovo, revelando a grande simbologia que o ovo carrega.

"Na perspectiva histórica, não é possível precisar a origem do coelho e dos ovos de Páscoa. No máximo, é possível saber que não há uma única versão, mas diversas, todas válidas, narradas pelos mais diferentes povos e culturas", segundo o doutorando em História pela Universidade de Campinas (Unicamp) Jefferson Ramalho em entrevista para a BBC News Brasil.

Os antigos persas costumavam presentear uns aos outros com ovos decorados durante os festivais de primavera, como uma forma de celebrar a chegada da nova estação e a vida que se renovava na natureza. Alguns pesquisadores também atribuem a origem dessa tradição aos chineses.

Quando o cristianismo começou a se difundir pela Europa, por volta do século IV, a tradição dos ovos de Páscoa foi incorporada às celebrações da ressurreição de Jesus Cristo. Os cristãos passaram a associar os ovos decorados com a Páscoa como um símbolo da ressurreição e da vida eterna que Jesus trouxe.

Com o tempo, a prática de decorar e presentear ovos evoluiu, e surgiram diversas técnicas de pintura e ornamentação. Na Idade Média, os ovos eram às vezes esvaziados e preenchidos com materiais preciosos, como ouro ou prata, para presentear a realeza e a nobreza, tornando-se também um ornamento.



Ovos decorados. Fonte: OPOVO

Os czares russos elevaram o hábito de dar ovos de presente a um novo patamar. Entre 1885 e 1916, 50 ovos foram encomendados a Peter Carl Fabergé, um famoso joalheiro russo, pelos czares Alexandre III e Nicolau II.

Um deles, dado de presente por Alexandre II para sua mulher, a imperatriz Marie Feodorovna, trazia em seu interior um relógio cravejado de safiras e diamantes. Em abril de 2014, o mimo, de 8,2 cm de altura, foi avaliado em US$ 20 milhões, segundo a BBC News.


Ovo encomendado ao joalheiro Peter Carl Fabergé por czares russos. Fonte: Getty Images

Segundo o pesquisador Evaristo Eduardo de Miranda, autor do livro Guia de Curiosidades Católicas, atualmente, na Alemanha, os ovos coloridos são pendurados nos galhos das árvores, como se fossem bolas de Natal, na Rússia, são colocados nos túmulos como homenagem aos que já se foram, e na Itália, as mesas da ceia de páscoa são decoradas com ovos coloridos, rememorando a antiga tradição de decorar os ovos.

Mas e o chocolate? No século XIX, a tradição dos ovos de Páscoa ganhou um novo impulso com a produção em massa de ovos de chocolate, graças à invenção de técnicas de fabricação de chocolate moldável. Alguns pesquisadores atribuem a origem dos ovos de chocolate às patisseries francesas, que passaram a esvaziar os ovos e enchê-los com chocolate períodos antes.

Atualmente, os ovos de Páscoa de chocolate são um dos símbolos mais reconhecidos e consumidos da celebração da Páscoa em muitos países ao redor do mundo. Eles vêm em uma variedade de tamanhos, formas e sabores, e são amplamente comercializados durante o período que antecede a Páscoa, contribuindo para a atmosfera festiva da temporada. E nada de passar vontade, hein? Selecionamos as melhores receitas de ovos de Páscoa, feitos de forma prática usando nossa Linha de Pastas sem Açúcar como recheio para você fazer em casa! Nossa técnica de temperagem do chocolate é super simples e vai te auxiliar a criar doces maravilhosos nessa Páscoa!

 

OVO BOMBOM DE UVA

Uva e muito chocolate combinam, né? Então pra esse ovo trouxemos muito, mas muito sabor e recheios que vocês vão amar: Pasta de Amendoim com Chocolate Belga e Pasta de Castanha-de-Caju com Chocolate Branco. É aquela misturinha duo com fruta que fica perfeito. E mais perfeito ainda para dar de presente feito por você mesma!



Foto: Isadora Silveira


 

OVO DE PRESTÍGIO

Esse ovo de prestígio saudável vai te conquistar. O recheio? A Pasta de Amendoim com Chocolate Belga Meio Amargo combinada com coco! E já pensou presentear alguém com essa delícia feita por você mesmo? Tem coisa mais especial que isso?



Foto: Isadora Silveira



 

OVO DE CHOCOLATE BRANCO, CASTANHAS E MORANGO

Que sabor, hein? O chocolate na casca leva nossas Castanhas-de-caju picadinhas, o recheio é de Pasta de Castanha-de-caju, Amendoim e Chocolate Branco, mais castanhas e morangos frescos!


Foto: Isadora Silveira




 

OVINHOS DE AMÊNDOAS E COCO QUEIMADO

Mini ovinhos são queridinhos na Páscoa. E fizemos a nossa versão dessas fofuras perfeitas para presentear alguém que você ama... essa perfeição de coco queimado vai conquistar todo mundo!

O melhor de tudo: super fácil de preparar e com pouquíssimos ingredientes. A Pasta de Amêndoas com Leite de Coco vai garantir o auge do sabor e cremosidade que esse ovo pede, então usamos apenas 3 ingredientes!



Foto: Isadora Silveira




 

VEJA TAMBÉM


Confira nosso canal no Youtube Pitada Natural e acesse muitos outros vídeos para você se inspirar.


Não perca as atualizações no Instagram @pitadanatural


Acompanhe nossas páginas e esteja por dentro de todas as novidades e conteúdos produzidos com muito carinho e especialmente para vocês.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
kit-temperos-quadrado.jpg

Bora fazer?

Compre suas Pitadas pelo nosso site e receba em casa, em todo Brasil, com FRETE GRÁTIS a partir de R$99!

bottom of page